Tatiana Belinky

[Nelli Célia] nellicelia@yahoo.com.br

Tatiana Belinky, nascida em 1919, falecida aqui no Brasil em 2013. Escritora de literatura infanto-juvenil, roteirista e tradutora de grandes obras russas, responsável pela primeira representação na televisão do “Sitio do Pica-pau amarelo”, obra de Monteiro Lobato. Nasceu em São Petersburgo; naquela época, Petrogrado (Rússia). Em 1919 veio para o Brasil e fixou residência em São Paulo. Estudou no Colégio Mackenzie e fez filosofia na Faculdade São Bento. Casou-se em 1940  com o médico e educador Júlio Gouveia, com quem fez grandes programas na televisão.  Ganhadora de muitos prêmios. Voltada à literatura, fez muito pela cultura no Brasil e,  principalmente, pelas crianças e jovens.

Sempre é bom lembramos que o trabalho com as crianças e pré-adolescentes, é muito gratificante para quem o faz. Aprendemos muito com eles e recebemos a todo instante a gratidão em forma de sorrisos, abraços e carinhos, que são verdadeiras bênçãos de amor.

Quando Jesus disse: “― Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o reino do céu”, referia-se à pureza de espírito, traduzida na alegria e muitas vezes no choro deles. Precisamos nos tornar puros e inocentes para entramos  “no reino de Deus”.

De alma pura, um dia,  todos nos tornaremos, isso se dará por meio das reencarnações sucessivas nas quais iremos lapidando as imperfeições e adquirindo virtudes, deixando as mazelas que nos atormentam desde, o passado longínquo, até os dias de hoje.

Certa vez ouvi de um expositor que devemos abraçar uma criança pelo menos uma vez por dia. Nesse ato nos harmonizaremos, rejuvenesceremos, pois eles nos deixarão plenos de alegrias.

SER CRIANÇA

Ser criança é dureza

Todo mundo manda em mim

Se pergunto o motivo,

Me respondem “por que sim”.

Isso é falta de respeito,

“Por que sim” não é resposta,

Atitude autoritária

Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar

Para criança compreender

Esses “podes” e “ não podes”,

Para aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,

E sim! Consideração!

Criança é gente, é pessoa,

Não bicho de estimação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *