O Amor Cristão
[Hugo P. Dionisi] Psicografia ditada pelos “Amigos de Altamiro”
Muito se fala da incapacidade humana em compreender o verdadeiro significado da palavra amor. Foram até criados diferentes conceitos como: amor de mãe, de irmão, de amigo, por animais, entre várias outras segregações. A questão que deve ser entendida, no entanto, é que o real significado de amor é união.
Por nossos medos e apegos desenvolvemos ao longo dos séculos o hábito de amar apenas aqueles que também nos retribuem o afeto, ou ao menos, que não se aproveitarão de nossa vulnerabilidade enquanto míopes pelas paixões terrenas.
O amor, porém, é a entrega voluntária da nossa individualidade. É o momento em que nos tornamos unos com aquilo que semeou em nós o sentimento. Muito fácil é nos fundir com quem nos é caro, mas reconhecer no algoz a mesma origem divina, perceber as mesmas carências e necessidades afetivas é a essência da natureza cristã. Não a das religiões, que por muitas vezes promoveram a divisão entre os povos, mas a do cristo Jesus.
Amar é compaixão, é reconhecer-se no outro. É lutar contra as injustiças provocadas pelas paixões. É compreender, acima de tudo, que é da união fraterna das infinitas partes imperfeitas que se constitui a perfeição divina.
Amigos do Altamiro.