Feliz dia para quem é… (Fernando Pessoa)
Espaço Cultural e Poético
[Nelli Célia] nellicelia@yahoo.com.br
Fernando Pessoa o poeta português aclamado e querido, creio que seja o mais lido em nossa literatura (1888/1935.). Todos os seus poemas retratam a época em que viveu, criando versos com brilhantismo e fidelidade sem par. Seu poema mais famoso é considerado “O guardador de Rebanhos”.
Querendo sair para outros campos literários dos quais escrevia, criou outros sentidos poéticos, dando lugar aos heterônimos que eram: Alberto Caieiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares, esses são os mais conhecidos . Há quem diga que esses personagens fictícios fossem os mentores de Fernando Pessoa, os quais inspiravam essas maravilhas poéticas, enfim, seja como for, Pessoa foi e será sempre um verdadeiro gênio poético da literatura universal.
Feliz dia para quem acredita na felicidade, diz a poesia de Pessoa. A felicidade é o estado de alma em que nos jubilamos de alegrias, mas somos nós que trazemos para dentro de nossa alma esse momento, é quando acreditamos que nascemos para sermos felizes, pois Deus quer sentir-nos em paz com a vida que Ele nos deu.
A felicidade não está ligada aos bens materiais, mas às virtudes e à sabedoria. Quando temos conhecimento e sabedoria cada vez os erros se tornam menores e as escolhas mais acertadas. Feliz é o homem que á noite deita e dorme tranquilo e feliz, tendo cumprido sua jornada dignamente.
__________________________________
Feliz dia para quem é
Feliz dia para quem é
O igual do dia,
E no exterior azul que vê
Simples confia!
O azul do céu faz pena a quem
Não pode ser
Na alma um azul do céu também
Com que viver
Ah, e se o verde com que estão
Os montes quedos
Pudesse haver no coração
E em seus segredos!
Mas vejo quem devia estar
Igual do dia
Insciente e sem querer passar.
Ah, a ironia
De só sentir a terra e o céu
Tão belos ser
Quem de si sente que perdeu
A alma para os ter!