EDITORIAL No. 124 (Junho, 2024) – “Seres humanos”
Caros confrades e confreiras,
não poucas vezes tivemos oportunidade de vivenciar experiências que nos chocaram, relativas ao relacionamento entre Espíritas que deveriam ser mais humanos.
Várias foram às dificuldades criadas para muitos, pela incúria de uns poucos. Se imperasse mais o bom senso do que os melindres e interesses particulares, a vida seria muito mais fácil.
Mas enfim, após o momento de turbulência de sempre, e apesar das dificuldades que precisarão ser superadas, o equilíbrio acaba sempre retornando, ficando os aprendizados que sempre tais situações nos dão oportunidade de auferir. Isso para aqueles que têm desejo de aprender.
Queremos aproveitar este espaço para compartilhar algumas delas, que certamente se aplicam para muitas ocasiões, em nossas vidas.
O faremos na forma de duas reflexões que acreditamos oportunas. Ambas do livro Minutos de Sabedoria, magistralmente elaborado por Carlos Torres Pastorino.
Não devemos nos agastar com o próximo nunca, pois: “Não julgue o seu próximo. Não pense mal das pessoas. Quantas vezes as aparências enganam, e o que pensamos ser um erro é o que está certo nos outros. Não julgue para não ser julgado! Se você estivesse na situação “dele”, talvez fizesse pior, e não gostaria que o julgassem mal… Não faça aos outros o que não gosta que os outros façam a você.”
Assim como para conosco é uma verdade, não devemos esperar do próximo o que ainda não estão preparados para exteriorizar.
“Não creia que encontrará a perfeição naqueles que o rodeiam. A sublimidade é difícil. Portanto, se encontrar falhas naqueles que você admira, não se decepcione: dê a eles o maior carinho e apoio, para que possam reparar as oportunidades perdidas. Não despreze a quem erra: procure erguê-lo, exaltando aquelas qualidades que todos têm dentro de si, de modo que ele possa vencer e subir.”
Somos o que somos. E as coisas são como são. Por isso, temos que aceitar as dificuldades de nossos irmãos, da mesma forma como gostaríamos que nossas dificuldades fossem respeitadas.
E, acima de tudo, em qualquer situação é importante imperar a fraternidade e o amor ao próximo.
Que Deus nos ajude sempre a superar as dificuldades que nos são colocadas para nosso aprimoramento.
Quanto a esta edição, como sempre, esperamos que apreciem esta edição. Ela foi feita para você, caro leitor e leitora.
EDITOR
Hoje com as redes sociais esta cada vez mais explícito os comportamentos e atitudes dos seres humanos,e isso leva a um julgamento e um pré-conceito cada vez maior das pessoas que não se espiritualizam.
Muito obrigado pelo feed back. Espero que tudo esteja bem com o senhor.