As três revelações de Deus Moisés, Jesus e o Espiritismo

[Fernando Lousada]

P- O que é Espiritismo?

R- Em resposta sucinta é a terceira revelação de Deus.

P- Então quais foram a primeira e a segunda revelação?

P- A primeira foi Moisés, com a missão mediúnica de trazer à humanidade, através da psicografia ou escrita direta, a sublime mensagem dos Dez Mandamentos da Lei de Deus, recebida no Monte Sinai. A Lei Divina está formulada nos mandamentos seguintes:

1) Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.

2) Não pronunciar o nome de Deus em vão.

3) Lembra-te de santificar o sétimo dia (domingo para os Cristãos)

4) Honrará à teu pai e à tua mãe.

5) Não matarás.

6) Não cometerás adultério.

7) Não furtarás.

8) Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

9) Não desejarás a mulher do próximo.

10) Não cobiçarás as coisas alheias.

A Primeria Revelação de Deus e a necessária reforma íntima

Os seres humanos são formados por três elementos essenciais: Corpo carnal, alma (Espírito encarnado) e perispírito (corpo espiritual). O corpo carnal veículo das experiências terrenas é perecível, o perispírito ou duplo do corpo carnal é transitório, e o Espírito (elemento coagulante) eflúvio Divino, é imortal, individual e eterno.

Os Espíritos são centelhas de Deus, e obra prima do Criador. Originariamente são criados simples e ignorantes, e com o decorrer das reencarnações sucessivas, vão assimilando novas experiências que são arquivadas no subconsciente da mente, alma ou perispírito (corpo espiritual) e prossegue evoluindo continuamente na eternidade da vida, conservando a sua individualidade até atingirem a condição de Espíritos puros (Anjos). Porém na fase inicial de sua existência, o Espírito (essência vital) transita pelos vários reinos da natureza (dorme na pedra, agita-se no vegetal, sonha no animal e acorda no homem). A partir desse estágio (fase hominal), já sabe discernir entre o prazer e a dor, o bem e o mal. Razão pela qual assume o seu livre arbítrio com total responsabilidade pelos seus atos. Mesmo assim, algum dos filhos de Deus ainda tem dificuldades em praticar as virtudes da moral cristã, necessárias à sua reforma íntima. Isso ocorre com os nossos irmãos, que ainda sentem o predomínio do instinto sobre a razão, não se libertaram da submissão à matéria.

Nessa fase existencial, querem gozar a vida… a qualquer custo. Muitas vezes não ignoram os erros que cometem, mas, ambicionam satisfazer seus interesses imediatistas, mesmo que tal atitude possa causar males aos seus semelhantes. Maldosamente não se incomodam com o sofrimento do próximo. Geralmente são criaturas equivocadas agindo com extremo egoísmo, cobiça, luxúria,  ódio, inveja, ciúme, etc. Por que Deus os fez assim? Deus não os fez assim. Acontece que pela lei natural da evolução, eles ainda não se libertaram do ego, doença infantil do Espírito. Cada um é livre para construir o seu destino, e assim adquirir experiências na prática e nas vicissitudes da vida, a fim de obterem méritos em suas conquistas, mesmo que seja através dos erros, e até aprenderem valiosas lições de virtude, pelo sofrimento. Está comprovado que muitas vezes, o sofrimento nos leva a Deus.

Embora os Espíritos rebeldes sejam submetidos à Lei de causa e efeito, e alguns deles tenham que estagiar nas regiões do umbral, devido às suas condições de vibrações inferiores, não serão condenados ao inferno eterno. Deus que é Pai de infinita misericórdia e bondade, sempre oferece nova oportunidade para o resgate de faltas cometidas. Basta que os referidos Espíritos se arrependam sinceramente dos males que cometeram, e se proponham a repara-los. Terão que fazer tanto bem, quanto mal, fizeram, para que haja equilíbrio na balança Divina. Essa é a razão da existência de pessoas boníssimas que sofrem muito. Estão resgatando faltas cometidas em encarnações anteriores. Daí, a providência do criador, supremo arquiteto do Universo, ao instituir na Terra, um código eterno de conduta moral (Dez Mandamentos) que levado à prática no cotidiano da vida, pela maioria de nossa humanidade, transformará o nosso planeta em um mundo de regeneração e de felicidade.

Aproveitamos para perguntar ao prezado leitor: Você pratica com fidelidade os Dez Mandamentos da lei de Deus acima descritos? Não? Então corrija-te enquanto á tempo. A lei Divina de Causa e Efeito é infalível. Segundo ela, tudo que plantarmos, certamente haveremos de colher. Portanto a boa moral que todos os filhos de Deus devem assimilar e praticar é básica para a conquista da felicidade – hoje ou amanhã. Além de nos conduzir ao relacionamento de fraternidade e de amor ao próximo, como ensina o primeiro mandamento da Lei de Deus.

Quem tiver ouvidos de ouvir, ouça Jesus. 

__________________________________________________________________________

Nosso irmão Louzada, que desencarnou em 2009, fundou, em 1970, o Centro Espírita Allan Kardec, em Mauá – SP.
Referência: LOUZADA, Fernando. Conheça o Espiritismo. 1. ed. São Paulo: Gráfica e Editora Alaúde, 2005. Conheça o Espiritismo. Pelo Espírito de Fernando Louzada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *