O Editor e o Médico Cajazeiras
Siga em frente, criando simpatia e amizade, esperança e cooperação.
Felicidade é um fruto que se colhe da felicidade que se semeia.
André Luiz (Chico Xavier) – Busca e acharás – IDE
Criamos laços de amizade com os autores da Editora EME (já são quase uma centena), tendo hoje a editora mais de 500 títulos publicados, alguns com mais de dez reimpressões, o que fala o sucesso das obras.
Com alguns autores criamos laços de amizade que superam aqueles de relacionamento profissional ou comercial, e envolvem a própria família.
No último dia 13 de maio, dia em que se comemora a libertação da escravidão, um médico, pai de família, professor e escritor, libertou-se também das amarras do corpo físico e voltou à plenitude da vida espiritual – agora vai conviver mais diretamente com os espíritos de sua envergadura, doutor Cajazeiras.
Francisco de Assis Carvalho Cajazeiras (1954/2020) publicou o primeiro livro com a EME em 1998, obra que tem por título Eutanásia – enfoque espírita, com prefácio do médico Nubor Orlando Facure e posfácio do professor Henrique Rodrigues. (Inclusive, agora neste ano, março/2020, fizemos a reimpressão da obra com acréscimo de um capítulo sobre eutanásia em animais.)
A produção do doutor-escritor chegou a uma dúzia de títulos, com 83.500 livros comercializados, na EME.
A dedicação ao espiritismo do casal, Cajazeiras e Regilane, foi iniciativa consciente e voluntária, chegando ele a renunciar ao atendimento em seu consultório para ter mais tempo de viajar ministrando palestras, seminários e cursos espíritas por todo o Brasil.
Eu e ele, também juntos, viajamos por diversos anos, em quinzenas de atividades, pelos Estados da Bahia, Paraná e São Paulo.
Sua esposa era a fiel companheira sempre estava presente nas viagens. Muitas vezes viajavam conosco também os seus filhos. Sabedoria, simplicidade e carinho com todos era o comportamento do casal, que fez amizades por onde passou, constantemente requisitados para eventos, congressos e datas comemorativas.
De memória surpreendente, tinha uma relação de mais de 300 temas que abordava sem auxílio de datashow ou computador. Sua produção literária contribuía com a ciência médica e a ciência espírita e sociológica. Dessa relação de doze títulos publicados, os mais procurados são: Depressão, doença da alma – as causas espirituais da depressão, com 13 reimpressões; O valor terapêutico do perdão, com 16 reimpressões, e Existe vida depois do casamento, com 12 reimpressões.
Duas novas obras ele estava preparando, uma abordando a ansiedade, outra, a sensibilidade da criança no ventre materno, ambas à luz da doutrina espírita.
Conforme ensina Allan Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo, “deixaste o grosseiro envoltório sujeito às vicissitudes e à morte… vives a vida dos espíritos, e esta é isenta das misérias que afligem a humanidade… Daqui em diante, podes contemplar novas maravilhas… Vais percorrer o espaço e visitar os mundos com absoluta liberdade… Se não podemos ir junto de ti, tu podes vir até nos. Vem, pois, entre os que te amam e que amaste…. Protege-os conforme podes, e ameniza seus pesares, pelo pensamento de que agora está mais feliz, e pela consoladora certeza de que um dia se reencontrarão num mundo melhor”.
Segue em paz, doutor Cajazeiras.
Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é diretor da Editora EME
(1) Cearense, Francisco Cajazeiras foi médico e professor de neuroanatomia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do Hospital da Polícia Militar do Ceará, do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) de Fortaleza. Como escritor, foi autor de 14 livros, sendo membro da Academia de Letras de sua cidade. Fundou e presidiu a Associação Médica Espírita do Ceará e o Instituto de Cultura Espírita. Atualmente, atendia também pacientes psiquiátricos na clínica.