Olhai os lírios do campo

[José Dutra]

Há uma passagem no Evangelho onde Jesus recomenda que não nos preocupemos com o que comer ou vestir, a exemplo das aves do céu e dos lírios do campo, que não semeiam nem tecem mas Deus lhes provê o que precisam.(1)

Seria esta mensagem de Jesus um incentivo à ociosidade, à preguiça, à deixar o trabalho de lado porque Deus nos provê o que precisamos?

É a resposta a esta pergunta que vamos buscar neste estudo.

O Espiritismo ensina e demonstra que não devemos tomar textos do Evangelho de forma isolada ou interpretar tudo que Jesus disse ao pé da letra. É preciso considerar todo o contexto e usar lógica e bom senso para compreender seus ensinamentos.

As aves do céu não plantam e os lírios do campo não tecem porque eles não sabem plantar ou tecer e nem possuem meios para fazer isso. Então a Providência Divina(2) dispõe o necessário para eles, para que usem da forma que foram capacitados para usar.

Entretanto, é importante notar que a Providência provê o necessário, mas tanto as aves como os lírios têm que buscar o que precisam, cada um com suas habilidades. As aves voam ou caminham à busca de sementes, frutas e insetos, usando seu instinto, visão, audição, asas, pés e bicos. Os lírios, usando os mecanismos que Deus lhes deu, estendem suas raízes, absorvem da terra a água e as substâncias que necessitam e, com suas folhas, captam a luz solar e a transformam em energia através da fotossíntese. Em outras palavras, as aves e os lírios trabalham, fazem a sua parte, dentro das suas possibilidades.

O homem, portanto, também deve trabalhar, isto é, fazer a sua parte, e dentro de suas possibilidades, que são muito maiores que aquelas das aves e dos lírios. Ele está num estágio evolutivo muito mais adiantado que as aves e as plantas, e tem, portanto, muito mais capacidade e responsabilidade na busca e utilização dos recursos da Natureza para produzir o que precisa para alimentar e vestir seu corpo. “A quem muito foi dado, muito será pedido.”(3)

A Providência Divina nos dá todos os recursos que precisamos para nossa existência e evolução, mas Deus quer que façamos a nossa parte, que sejamos ativos, e não passivos. É por isso que, em outra ocasião, Jesus disse: “Buscai e achareis”,(4) e não “Esperai, que alguém vai achar para ti.”

Jesus também pede, na passagem sobre as aves do céu e os lírios do campo, que busquemos o Reino de Deus em primeiro lugar, e as outras coisas nos serão acrescentadas.

Com estas palavras, Jesus enfatiza a maior importância dos valores espirituais em relação aos materiais, porque aqueles são eternos e estes apenas transitórios.

É claro que devemos também cuidar do corpo físico, porque ele é o instrumento do espírito para atuar no mundo material durante a sua encarnação, mas este cuidado deve ser apenas o suficiente para uma vida digna, sem exageros. As coisas materiais nos serão acrescentadas pela Providência Divina, mas precisamos buscá-las através do trabalho.

Em seguida Jesus recomenda que não nos preocupemos com o dia de amanhã, porque a cada dia basta o seu mal.

Jesus não quer dizer que não pensemos no futuro, mesmo porque seus ensinamentos sempre falaram da vida futura, no mundo espiritual, onde devemos juntar nossos tesouros. O que Jesus pede é que evitemos a preocupação exagerada, a ansiedade, que é prejudicial à nossa saúde, tanto física como espiritual. A palavra mal, neste contexto, tem o sentido de problemas, dificuldades, e Jesus mostra que devemos primeiro resolver nossos problemas de hoje, porque amanhã certamente teremos outros. Afinal, estamos num mundo de provas e expiações.

Conclusão: A mensagem de Jesus de forma alguma é um incentivo à ociosidade, porque seria uma negação à lei do trabalho e, consequentemente, à lei do progresso. Nosso Pai de infinita bondade e amor jamais desampara nenhum de seus filhos e sempre nos proverá de tudo que precisamos. Mas temos que fazer a nossa parte.


(1) Mateus 6:25-34; Lucas 12:22-31.

(2) Providência Divina é o cuidado de Deus para com sua criação e suas criaturas.

(3) Lucas 12:48.

(4) Mateus 7:7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *