Editorial No. 123 (Maio, 2024) – “Os 160 anos os Evangelho segundo o Espiritismo”

Editor responsável: Fabio Dionisi

[Fabio Dionisi] fabiodionisi@terra.com.br 

Caros confrades e confreiras,

no mês que passou, o Evangelho segundo o Espiritismo completou 160 anos (04/1864–04/2024). Incompreendido e ainda pouco estudado, foi uma das mais importantes sementes lançadas pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, para que o homem terrestre alcance o cimo de sua evolução espiritual.

Se o Evangelho é o melhor manual do bem viver já escrito até hoje, tanto sob o ponto de vista espiritual quanto material, o Evangelho segundo os Espíritos de escol é a sua definitiva explicação.

Em abril de 1864 o Espiritismo completava sete anos, desde o lançamento da 1ª edição de O Livro dos Espíritos (18/04/1857). Nestas alturas, já havia transcendido as fronteiras francesas. Sociedades Espíritas podiam ser encontradas na Itália, Bélgica e Turquia.

Se em 1857 foram lançados os princípios da Doutrina Espírita, para o ano de 1864 estava reservado à publicação, também em abril, dos seus ensinamentos morais.

Com a edição do livro Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo, nome mudado mais tarde por Kardec, por sugestão de seu editor Dedier para que fosse suprimida a palavra “imitação”, a explicação dos ensinamentos morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo e a revelação da natureza religiosa da Doutrina tornaram-se acessíveis ao público.

Mesmo passando a se chamar O Evangelho segundo o Espiritismo, na 2ª edição em diante (1865), desde sua primeira edição contemplaria o desenvolvimento dos tópicos religiosos de O Livro dos Espíritos, representando um sacrossanto manual de aplicação moral do Espiritismo.

Oportunamente esta edição da Folha contém um alerta de Emmanuel para que sigamos à sábia recomendação do Espírito de Verdade: “Espíritas, amai-vos! Este o primeiro ensino! Instrui-vos, este o segundo.” (ESE, Cap. VI, 5)

Infelizmente, nossos conterrâneos não são afeitos à leitura como deviriam, para seu próprio bem, pois se nos esforçássemos um pouquinho que fosse, e estudássemos este livro, nos livraríamos de muitos dos males que nos acometem.

“Mas aquele Consolador, a Santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ” Jesus – João, 14:26

Assim como costumávamos fazer com os nossos livros prediletos, tornemos o Evangelho segundo o Espiritismo nosso livro de cabeceira, para ser lido todas as noites, nem que fossem umas poucas páginas, antes de dormir.

De coração, esperamos que apreciem esta edição. Ela foi feita para você, caros leitor e leitora.

EDITOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *