EDITORIAL No. 128 (Outubro, 2024) – “Doenças inevitáveis, numa visão Espírita”

Editor responsável: Fabio Dionisi
[Fabio Dionisi] fabiodionisi@terra.com.br

Caros, todos, nas atividades de curas e cirurgias espirituais, que ocorrem na instituição que trabalhamos, deparamo-nos incontáveis vezes com este tipo de doença. Por isso, achamos oportuno tecer algumas considerações sobre o tema.

Há doenças que são inevitáveis devido às lesões provocadas no corpo espiritual (perispírito).

Em Leis de Amor 1 (cap. 1), na questão 10: Todas as enfermidades conhecidas foram solicitadas pelo espírito do próprio enfermo, antes de renascer?”, o Espírito Emamnuel responde que nem sempre ele pede, deliberadamente, uma determinada enfermidade. Ela pode ocorrer naturalmente, como no caso do suicídio ou na delinquência, devido às lesões provocadas no corpo espiritual, que se refletem ao se reencarnar, na forma de defeitos e moléstias congênitas, em aflitivos quadros expiatórios.

Desta passagem duas importantes informações carecem de um maior desenvolvimento.

Existem doenças que pedimos antes de reencarnar para nos proteger. Por exemplo, de algum vício que possa nos levar novamente ao erro.

Imaginem um alcoólatra que desencarnou devido ao uso excessivo de álcool e que tenha prejudicado a vida de seus familiares, uma vez que a sua existência não seguiu o curso que deveria. Tanto o seu programa reencarnatório quanto o da família não aconteceram como previsto.

Ao retornar a pátria espiritual, toma ciência do erro, vem o remorso e decide preparar-se para uma nova reencarnação, para ressarcir seu débito para com os antigos familiares prejudicados. Durante anos, ainda no mundo espiritual, estuda sobre os efeitos do vício, condiciona sua mente para um novo intento, preparando-se para que não tenha uma recaída no vício, quando aqui no mundo físico. Todavia, as vésperas de sua reencarnação, durante o seu planejamento, devido ao receio de retornar ao vício da bebida, decide solicitar o surgimento de uma úlcera estomacal, quando atingir a fase adulta de sua existência, o que inibirá a vontade de beber, daí protegendo-o do alcoolismo.

A úlcera, portanto, não foi fruto de algum deslize que tenha prejudicado o perispírito; trata-se apenas de um evento planejado.

Por outro lado, existem doenças que são inevitáveis, em função das lesões provocadas no perispírito, numa reencarnação passada. Por exemplo, num caso de suicídio, que além de lesionar o envoltório físico, chegou a atingir o perispírito; tamanho o estrago produzido pelo ato que o levou ao desencarne precoce. Como o corpo espiritual encontra-se lesado, sendo o modelo organizador biológico do corpo físico, este último apresentará deficiências, correspondentemente.

Em muitas circunstâncias, o corpo espiritual está tão contundido que não funciona corretamente em seu papel de MOB (modelo organizador biológico), daí as disfunções físicas, tais como as mutilações dolorosas, defeitos, moléstias congênitas, etc.

Reportando-nos a Emmanuel, mais uma vez, temos: “O que estrutura espiritualmente o corpo da carne? — O corpo espiritual ou perispírito é o corpo básico, constituído de matéria sutil, sobre o qual se organiza o corpo da carne. O erro de uma encarnação passada pode influir na encarnação presente, predispondo o corpo físico às doenças? De que modo? — A grande maioria das doenças tem a sua causa profunda na estrutura semimaterial do corpo espiritual. Havendo o espírito agido erradamente, nesse ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios ou distonias, que o predispõem à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido.” 1 (cap. 1; Q. 1-2)

Quem tenha estourado seus miolos, ou mesmo devido à enforcamento, numa próxima reencarnação poderá manter a lesão no corpo espiritual, por longo tempo. Daí o renascimento com cérebros retardados, moléstias nervosas obscuras, etc. 1 (cap. 6; Q. 7)

O alcoolismo descontrolado ou o abuso de entorpecentes, por longo tempo, são outros exemplos de desequilíbrios que podem redundar em doenças inevitáveis. O ser pode retornar à experiencia terrestre apresentando idiotia ou loucura. 2 (p. 254)

Aqui, é mister tecer alguns esclarecimentos.

Considerável parte das doenças inevitáveis são também incuráveis, na presente reencarnação, devido à serem expiatórias ou por não existirem ainda remédios ou métodos de cura disponíveis.

Todavia, à medida que o Espírito se harmonize novamente com as Leis Divinas, a lesão vai sendo eliminada; ou seja, quando cessarem as causas que fizeram com que o Espírito as adquirisse, o reequilíbrio retornará, e numa próxima reencarnação, o indivíduo virá são. 2 (p. 254)

Fiquem na paz!

___________________________________________________________________________

XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Leis de amor. 3. ed. São Paulo, SP: Lake, 1963.

2 DIONISI, Fabio. Medicina do Além. Um presente de Jesus para a humanidade. 2. ed. Ribeirão Pires: Editora Dionisi, 2018.

___________________________________________________________________________

O autor é editor, articulista, escritor, palestrante, jornalista; responsável pelo CE Recanto de Luz – Pronto Socorro Espiritual Irmã Scheilla, em Ribeirão Pires (SP).Editar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *